quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIÁRIO DE UM CARA LESIONADO – 2 meses...

Hoje estão fazendo 2 meses que estou lesionado. Enfrentei insônia, dores de cabeça e comecei a engordar. Estes problemas já foram controlados. Agora venho administrando minha vontade de treinar. Estou ajudando as meninas do meu grupo todos os treinos, quero me mostrar útil. No “Programa Viva o Esporte” da Secretaria de Esportes de Betim, onde trabalho com parkour, venho me dedicando também em outras áreas/modalidades, como: IE – Iniciação Esportiva; PNE – Pessoas com Necessidades Especiais; Futsal e Atletismo. Claro que isso tudo apenas com instrução.

Uma das piores fases já passou que é quando a gente pensa que não vai voltar mais. Consegui superá-la graças à ajuda dos amigos e uma revisão de alguns pensamentos. Atualmente estou com perspectivas melhores, já até criei metas para o ano que vem.

Vejam algumas:

- Recuperar 100% do meu pique de antes da lesão;

- Upar os treinos no Horto, fazer bombar todas as turmas;

- Ajudar mais ainda a evolução da PKTD;

- Ajudar as meninas PKTD’s a conseguirem cumprir suas metas;

- Handstand foda, caminhado pra um Tim Livewire;

- Flag Human, ficar pelo menos uns 15 segundos;

- Fazer barra de uma mão;

- Conseguir fazer 100 flexões seguidas;

- Conseguir fazer 30 planches seguidos;

- Dominar uns 20 giros novos;

- Aprender a girar bem no solo (rondadas, flicks, etc);

- Treinar Parkour fora do Brasil;

-Treina Parkour em outras cidades e estados, conhecendo novos grupos;

- Conseguir Upar minha conta no YouTube [jaimepktd] pra 2.000 inscritos;

- Fazer um vídeo solo pra ter 20.000 acessos;

- Concluir meu curso de Educação Física;

(...)

Quero muita coisa né?

Mas é porque penso assim: Se você focar o ‘muito’, e não conseguir concluir tudo, ainda sim conseguirá muita coisa. Se você foca o ‘pouco’, caso não realize sua meta, não conseguirá muita coisa.

Tenha ambição, queira muito, pois, se no final das contas não der tudo certo, você ainda sai no lucro. ;D


Episódios tensos...

Tem vezes que esqueço que estou com o joelho lesionado e mando um ‘monkey’, um ‘precision’ ou faço alguma coisa do tipo e quando caio vejo que burrice foi... Pior foi o dia que uma bola veio em minha direção e eu a chutei. Para completar, fui me aventurar em jogar uma partidinha de ping-pong, óbvio que deu merda. Virei o joelho e doeu pra caramba! Pode deixar que tomarei mais cuidado de agora em diante! ;D

Amigos e amigas, muito obrigado!

Até a próxima!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIÁRIO DE UM CARA LESIONADO – (X + 6 meses)

Esse tema do meu blog está igual aos filmes do James Bond, Sexta-Feira 13 ou Loucademia de Polícia, sempre aparece mais uma parte. No meu caso, espero que esse drama termine logo. São quase 4 semanas parados (27 dias) e hoje é o terceiro dia sem muletas! o/

Ah, engordei quase 4 quilos nesse tempo parado e continuo comendo (muito) igual antes, só que agora não queimo tudo que ingiro. De 79, estou com quase 83kg. hehe!

Nesta terça fui ao médico ortopedista e ele falou que eu poderia ir “desmamando” as muletas devagar para voltar a andar normalmente, pois a compressão na articulação ajudaria a expulsar o edema deixado pela lesão. Ele ainda disse que após um tempo andarei normal mesmo sem a operação, mas serei mais um sedentário e não poderei fazer esporte de grande esforço (incluindo Parkour). Óbvio que optei por operar e voltar ao normal, mas ainda conto com a sorte para ficar 100%, já que esses tempos sem usar um joelho acabaram forçando muito o outro.

Estou usando a seguinte formula para saber o tempo que ficarei sem Parkour (X + 6 meses), sendo X o tempo a decorrer até a cirurgia. Não sei quando vou operar ainda... :/

Lesionei praticamente os mesmos lugares que o jogador Ganso, do Santos.

Dia 10 desse mês fizemos uma apresentação na PUC, no 1º EBRUC (Encontro Brasileiro dos Universitários Cristão) e foi a primeira vez que fiquei de fora, só assistindo a galera se apresentar. Fiquei triste em não poder estar junto praticando, mas fiquei feliz em saber que a galera não depende de mim para fazer uma boa demonstração artística de Parkour/Freerun e que pude ajudar de outra forma (contribuição intelectual). :D

Nesse tempo parado tive que ouvi uma série de pessoas falando que sabia que ia me machucar com parkour, que é muito perigoso e o caralho, mas eu me lesionei jogando bola, que é muuuiiito pior, pois temos um fator chamado “adversário” que aumenta o perigoso nesse esporte. Independente do esporte, pra mim vale a emoção, se Deus quiser não paro nem com futebol e nem muito menos com Parkour!

Quero agradecer de coração (mais uma vez) o apoio dos meus amigos nesse momento. Aproveito para colocar algumas frases que meu amigo/irmão acreano Thiago Silva me falou: “Não se preocupa, irmão, isso é só mais uma provação de superação, você está escrevendo uma trajetória de vitórias, se a vida te derruba e você não se levanta, tornará só mais um na história e muitas vezes nem é lembrado, mas quando se dá a volta por cima, é reconhecido e jamais esquecido”. Thiago me disse isso num momento que eu estava mais estressado com a situação. Claro que muito outros amigos me ajudaram de mais, mas não teria como colocar todas as conversas aqui, se não colocaria cada uma!

Muito obrigado aos que estão me acompanhado.

Estou adorando escrever, está sendo muito gratificante.

Espero receber críticas, sugestões e até mesmo elogios sobre meu blog e meus textos.

Valeu, até a próxima!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

DIÁRIO (...)

Eu quero andar normalmente, correr, pular, lutar, parkour, dirigir,...

Não agüento mais ser tratado com pena, não quero poder furar fila para votar, não quero explicar pra todo mundo na rua porque estou de muletas, não quero ir aos treinos só pra ver, quero treinar!

10 dias sem trabalhar e ir à aula, muitos achariam uma maravilha, mas eu não agüento mais isso!


Às vezes somos colocados a prova e ficando limitado a fazer alguma coisa, vemos o quanto deveríamos agradecer por poder fazer aquilo. Aprendi que quando estamos vivendo uma vida normal ainda sim temos motivos para agradecer.


Eu sofria com insônia antes do Parkour, acho que era porque sobrava muita energia no fim do dia e não conseguia dormir. Esse mal voltou, fico mais de duas horas pra conseguir pegar no sono. Estou utilizando de formas alternativas para gastar energia, treinamento de flexão e barras, mas meus braços ficam doendo antes de acabar a energia...


Gostaria mais uma vez agradecer as visitas dos meus amigos. No domingo recebi parte da minha galera de quando fiz SENAI (amigos nerds), mais alguns outros amigos do meu bairro e da época da escola. Obrigado!


Agradeço a todos que leram meus desabafos.

Espero em breve postar notícias melhores! :)

sábado, 2 de outubro de 2010

DIÁRIO DE UM CARA LESIONADO (...)

Hoje tem exatamente uma semana que me lesionei. Não tenho uma previsão de quando estarei 100%, mas estou com boas esperanças. Ainda não sei o que houve com meu joelho, preciso de uma ressonância magnética para ter mais detalhes e saber quando estarei de volta à ativa. Uma coisa é certa, terei que enfrentar longas sessões de fisioterapia.

Esta semana fiquei apenas por conta de desenvolver meu intelecto, como já citado, aproveitei para estudar, escrever, ler... E na área do Parkour me limitei a ler alguns blogs e ver vídeos.

Alguns em especial me chamaram muito a atenção.


Wendel Aguilera. Um brasileiro que mora no Canadá.

http://www.youtube.com/watch?v=zBUk8wpCMyA

Ele é tricker, não é minha área, mas achei muito bacana a determinação dele para voltar aos treinos após uma lesão no tornozelo.


Nano. Outro triker.

http://www.youtube.com/watch?v=02qCZG-McSk

Este ficou 4 meses parado e voltou com tudo.


Rapha Gambit. Esse não se lesionou, mas tem um blog com algumas coisas interessantes sobre lesões.

http://raphagambit.blogspot.com/2010/05/lesoes-comuns-no-parkour.html


E não poderia esquecer do meu grande amigo Marlon Henrique, MasteRun, do Rio Branco-AC.

http://www.youtube.com/watch?v=qCriCMLm_-A

Espero poder treinar contigo novamente.

Iniciando nova semana, quero retomar alguns exercícios que não envolva membros inferiores, como barras e flexão de braço!


Obrigado pela atenção!

Até a próxima.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DIÁRIO DE UM CARA LESIONADO – Mais um dia parado...

Hoje está completando quatro dias. Saí apenas duas vezes, domingo fui levado para tomar açaí e ontem (terça) fui fazer uma prova na faculdade, passei aperto em usar muletas em dia de chuva. Fora isso, em casa na maioria das vezes no Computador.

É difícil colocar em prática o que falei no post anterior sobre aproveitar a situação para fazer algo útil. Na maioria das vezes nos encontramos perdidos fazendo nada. Há exemplo de ontem, a única coisa útil que consegui fazer foi editar e postar o

“Reencontro PKTD e MasteRun – Parte 3/3”

http://www.youtube.com/watch?v=5q030e6e4W4

...fora umas conversinhas paralelas no MSN que foram de grande importância. ;)

Para não ficar perdendo tempo fazendo nada, resolvi montar um cronograma de tudo que tenho que fazer ainda hoje: Meu blog, Power Point sobre parkour (para palestras), Organizar alguns documentos da PKTD, editar o terceiro vídeo "offpktd", estudar Inglês, Tocar violão, pelo menos começar a ler um livro... Isso são coisas que acho útil. Algumas pessoas talvez ficassem apenas assistindo filmes e dormindo, não que eu ache ruim, mas da pra aproveitar mais da situação.

Por mais que seja um Diário, não farei postagens todos os dias pra não ficar chato. Aos que estão me acompanhado, obrigado pela paciência e atenção.

Até a próxima.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIÁRIO DE UM CARA LESIONADO – Parte 2

Acho que todo esportista que se lesione fica contando os dias para ficar bom de novo. Eu caí no sábado à tarde. No domingo de manhã não pude treinar com a galera PKTD, já não agüentava ficar em casa atoa, foi quando resolvi estrear meu blog.

Hoje, segunda feira, é meu segundo dia de molho. Não vou perder tempo, aproveitarei para estudar, ler alguns livros, tocar violão, fazer uns planejamentos para o restante do ano. Penso que mesmo possuindo alguma limitação, ainda é possível trabalhar em prol de outras coisas.

Ahh, fiquei muito feliz com as visitas que recebi. No domingo, uns 20 PKTD’s vieram em minha casa após o treino e mais uns amigos do meu bairro passaram aqui para me levar para tomar açaí, fui de carro na maior mordomia. E hoje, ainda passaram mais alguns amigos para saber o que houve e como estou.

Se um dia você estiver de molho e não receber visitas de ninguém, é hora de rever seus conceitos, pode ser que não esteja sendo um bom amigo para os seus amigos. Não abra mão de uma amizade, cultive-a, faça crescer e se multiplicar.

Obrigado pela atenção.


Vamos ver até onde essa história de blog vai chegar... hehe :)

domingo, 26 de setembro de 2010

DIÁRIO DE UM CARA LESIONADO

Após sofrer uma lesão, ficarei de molho durante algum tempo. Não sei quando volto à ativa, mas espero que logo!

Parte 1: Como foi a queda?
Jogando bola!
(...)
Resultado: Virei o joelho esquerdo.

Parte 2: O que senti no momento.
Muita dor!
E fiquei muito puto que por mais que achasse que meu Parkour estivesse automático e me protegeria em uma situação de perigo, me lesionei com uma coisa totalmente idiota.

Parte 3: Reflexão
Por mais que a gente treine, nas mais diversas situações, com os mais diversos movimentos, um dia você pode vir a encontra um obstáculo que nunca encarou e em situação real seu corpo/mente não saberá como reagir.

Parte 4: Reflexão 2
Treinar mais e procurar variar o máximo de lugares e movimentos. Aumente o repertório
Realize o maior numero de treinos variados.

Parte 5: Agradecimentos
No momento em que me vi lesionado, tive a sorte de está com grandes amigos, uma verdadeira família. Breno, Joker e Luiz me levaram para o hospital e ficaram comigo até eu ser liberado pelos médicos.
Mais tarde, já em casa, contei com a ajuda de outros amigos, Xandão, Stephane e meu irmão.
Recebi algumas visitas, obrigado!

Isso tudo que escrevi fez parecer que foi tudo muito grave, mas não se preocupe, vou ficar bem logo, se Deus quiser!
Falta do que fazer, estou em casa de molho 10 dias de atestado.

Obrigado aos que leram meus desabafos!